Ozair Júnior
O América acabou com a invencibilidade do Rio Preto no Campeonato Paulista da Série A-3. O Rubro venceu o derby de número 66 por 1 a 0, ontem à tarde, no estádio Benedito Teixeira, gol do zagueiro Acássio. O Rubro chegou a oito pontos e encostou no G-8. Já o Jacaré segue com 12 pontos, mas perdeu a liderança. A forte chuva que caiu antes do jogo roubou a cena. O campo alagado privou os times do futebol técnico. A frase do técnico Edmar Heiler antes do jogo, que o América manda no Teixeirão, não valeu nos minutos 15 iniciais. O Jacaré teve maior posse de bola e volume de jogo. No entanto, não deu trabalho ao goleiro Rudy.
![]() |
| Jogadores do América comemoram o gol no Teixeirão |
A jogada de maior perigo foi o chute do meia Mário Luís, que passou à direita do gol. O Rubro tentava entrar tocando na defesa esmeraldina. Conseguiu uma falta frontal, mas Pilo chutou fraco e rasteiro para defesa de Veloso. Depois dos 20 minutos, a chuva deu trégua e o duelo ficou mais movimentado. Tosta apareceu bem na finalização de Didi da entrada da área, barrando o chute. Aos 25, a chegada mais aguda numa falta da intermediária, que Rudy espalmou.
Na sequência, quase o goleiro Veloso faz lambança. Na bola cruzada da direita, ele saiu socando a bola que bateu em Marlon e voltou em direção ao gol. Tabarana salvou. A mina de ouro do Rubro era pela esquerda. No cruzamento de Paulo, Marlon cabeceou bem perto do canto esquerdo de Veloso. Na volta do intervalo, a pressão foi americana. Tanto que, aos 8 minutos, o técnico Sérgio Caetano tirou Mário Luís e colocou Weder em campo. Na segunda descida, o Jacaré produziu seu primeiro lance de perigo, com Didi cabeceando sobre o gol. Caetano também pôs sangue novo na lateral direita, com a entrada de Cléo Silva no lugar de Geovane.
Théo Santos foi para o meio. O Rubro apostou na ousadia de Duduzinho, no lugar de Dudu, e seguia ameaçando o gol esmeraldino. Vendo seu time sem meio-campo, Caetano também sacou Théo e colocou o prata da casa Joeber.
Mas a pressão do Rubro resultou em gol. Aos 21 minutos, após sobra de escanteio da direita, Willian Goiano levantou na segunda trave e o zagueiro Acássio testou a direita de Veloso, que não conseguiu defender, 1 a 0.
O Rio Preto teve de correr atrás do placar, mas se mostrou nervoso. O time vermelho começou a administrar a partida nos 15 minutos finais e exploravas os contragolpes. Depois de Veloso ir para área tentar o gol em falta, Duduzinho fez o impossível e perdeu um gol incrível, chutando a bola na trave direita depois de driblar Cléo Silva e ter o gol aberto em sua frente.
Rio Preto faz homenagem
A direção do Rio Preto iniciou no derby de ontem uma série de homenagens a conselheiros, diretores e outras pessoas que fizeram e fazem parte da história de quase 94 anos do clube esmeraldino. O primeiro a ser agraciado pelo clube foi o cartorário e conselheiro Gumercindo de Seta. Os atletas entraram em campo com uma faixa que trazia os dizeres “Obrigado Gumercindo de Seta”.
Cada um dos atletas usou uma camisa com os mesmos dizeres. As camisas foram jogadas para os torcedores esmeraldinos que estavam em bom número no estádio Teixeirão. “A cada jogo no Riopretão, a partir de agora, vamos fazer essa ação. Muitas pessoas ajudaram o Rio Preto e queremos de alguma forma agradecer”, disse o presidente do departamento de futebol, Suélio Ribeiro.Não foi divulgado o nome do próximo homenageado. É certo que a homenagem será feita na quarta-feira, quando o Jacaré recebe o Marília, às 15h, no estádio Anísio Haddad, em busca da reabilitação.
Acássio é o herói do derby
Herói do jogo, que colocou fim ao jejum de quase quatro anos de vitória do América sobre o Rio Preto, o zagueiro Acássio, autor do gol, vai passar um final de semana de euforia. “Essa vitória é para todo torcedor”, diz o defensor de 34 anos. A última havia do Rubro ocorreu no derby 59, 1 a 0, em 8 de março de 2009 pelo A-2.
E não foi seu primeiro gol no A-3. Na vitória de virada sobre o Barretos, também no Teixeirão, ele havia feito o segundo gol americano. “É uma qualidade que tenho, presença de área. Tem dado certo.”O próximo passo do Rubro é ficar entre os oito melhores colocados, na zona de classificação à fase final. “Tiramos a diferença, agora é tentar entrar no G-8 e depois brigar pelas primeiras posições.”
O América volta a jogar quarta-feira, às 20h, contra o Guaçuano, em Mogi Guaçu. “Não tem coisa melhor que ganhar um clássico, ainda pelo Rio Preto ter vindo com 100% de aproveitamento e favorito”, disse o atacante Marlon.
Ficha técnica:
América 1
Rudy; Rondinelle, Acássio, Willian Goiano e Gustavo; Tosta, Paulo, Pilo (Dinho Souza) e Alex Sorocaba; Dudu (Duduzinho) e Marlon (Biro).
Técnico: Edmar Heiler.
Rio Preto 0
Veloso; Théo Santos (Joeber), Ronaldo Honorato, Raphael Silva e Marquinhos; Gilberto, Tabarana, Geovane (Cléo Silva) e Mário Luís (Weder); Gabriel e Didi. Técnico: Sérgio Caetano.
Gol: Acássio aos 21 minutos do 2º tempo. Árbitro: Roberto Pinelli. Expulsão: Gustavo. Renda: R$ 14.810,00. Público: 1.203 pagantes. Local: estádio Teixeirão, em Rio Preto, ontem à tarde.
Fonte: diarioweb.com.br












0 comentários: