América x Santo André
Uma história recente de rivalidade
A história dos jogos entre América e Santo André nos Paulistões da primeira e da segunda divisão é recente. Na verdade, ela completará 30 anos esse ano (ou seja, começou em 1982). O Santo André é um dos "intrusos" que apareceram no Paulistão pós-década de 70. "Intruso" porque, antes disso, era difícil demais algum time se manter na primeira divisão se o time em questão não fosse da elite do futebol do interior de São Paulo. Entenda como "elite" o nosso América, os 2 times de Campinas e Ribeirão, São Bento, Marília, os dois XV de Novembro e a Ferroviária. Eu poderia até colocar o Noroeste, a Francana e o Paulista nesse grupo, mas eles eram bem mais "iô-iô" (acessos e rebaixamentos consecutivos) do que aqueles que citei primeiro.
Apesar de ser um time com história recente no Paulistão, o Santo André merece todo o nosso respeito. Tem disputado Campeonatos Brasileiros e conquistou uma Copa do Brasil de maneira soberba, num autêntico Maracanazzo padrão Uruguai-50.
Contra o Mecão, a história do Santo André se divide basicamente em duas (como, aliás, também se divide outras histórias... vcs vão entender o porque).
* Nas décadas de 80 e 90, a história dos combates é completamente equilibrada: o América venceu 7 jogos, o Santo André venceu 8 e aconteceram 6 empates.
* No período pós anos 2000, notoriamente o período mais negro do nosso Mecão, a coisa descambou: o América só venceu 1 jogo, o Santo André venceu 6 e aconteceram 2 empates.
O total dessa história, só no Paulistão, mostra o América com 8 vitórias, 8 empates e o Santo André nos derrotando 14 vezes.
No Domingo próximo, dia 5, entrará em campo mais do que 2 times: entrará uma história de embates inesquecíveis. Que nossos jogadores entrem "acordados" e com gás.
Abração a todos.
Evandro Souza
(Torcedor)











0 comentários: